29 agosto, 2009
28 agosto, 2009
Você me tem fácil demais
Mas não parece capaz
De cuidar do que possui
Você sorriu e me propôs
Que eu te deixasse em paz
Me disse vá e eu não fui
Não faça assim
Não faça nada por mim
Não vá pensando que eu sou seu
Você me diz o que fazer
Mas não procura entender
Que eu faço só pra te agradar
Me diz até o que vestir
Com quem andar e aonde ir
Mas não me pede prá voltar
(Paula Toller/ Herbert Vianna)
27 agosto, 2009
25 agosto, 2009
23 agosto, 2009
22 agosto, 2009
Paulo Mendes Campos, em uma de suas crônicas reunidas no livro "O amor acaba", diz que devemos nos empenhar em não deixar o dia partir inutilmente. Eu tenho, há anos, isso como lema.
É pieguice, mas antes de dormir, quando o dia que passou está dando o prefixo e saindo do ar, eu penso: o que valeu a pena hoje? Sempre tem alguma coisa. Uma proposta de trabalho. Um telefonema. Um filme. Um corte de cabelo que deu certo. Até uma briga pode ter sido útil, caso tenha iluminado o que andava ermo dentro da gente.
Já para algumas pessoas, ganhar o dia é ganhar mesmo: ganhar um aumento, ganhar na loteria, ganhar um pedido de casamento, ganhar uma licitação, ganhar uma partida. Mas para quem valoriza apenas as mega-vitórias, sobram centenas de outros dias em que, aparentemente, nada acontece, e geralmente são essas pessoas que vivem dizendo que a vida não é boa, e seguem cultivando sua angústia existencial com carinho e uísque, mesmo já tendo seu super apartamento, sua bela esposa, seu carro do ano e um salário aditivado.
-------
Claro que têm dias que não servem pra nada, dias em que ninguém nos surpreende, o trabalho não rende e as horas arrastam-se melancólicas, sem falar naqueles dias em que tudo dá errado: batemos o carro, perdemos um cliente e o encontro da noite é desmarcado.
Pois estou pra dizer que até a tristeza pode tornar um dia especial, só que não ficaremos sabendo disso na hora, e sim lá adiante, naquele lugar chamado futuro, onde tudo se justifica.
É muita condescendência com o cotidiano, eu sei, mas não deixar o dia de hoje partir inutilmente é o único meio de a gente aguardar com entusiasmo o dia de amanhã.
(Martha Medeiros)
20 agosto, 2009
17 agosto, 2009
Se acaso me quiseres
Sou dessas mulheres
Que só dizem sim
Por uma coisa à toa
Uma noitada boa
Um cinema, um botequim
E, se tiveres renda
Aceito uma prenda
Qualquer coisa assim
Como uma pedra falsa
Um sonho de valsa
Ou um corte de cetim
E eu te farei as vontades
Direi meias verdades
Sempre à meia luz
E te farei, vaidoso, supor
Que é o maior e que me possuis
Mas na manhã seguinte
Não conta até vinte
Te afasta de mim
Pois já não vales nada
És página virada
Descartada do meu folhetim
(Chico Buarque de Hollanda)
16 agosto, 2009
14 agosto, 2009
O colesterol nosso de cada dia
O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrada naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal. É o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração.
Quando em excesso (hipercolesterolemia), o colesterol pode se depositar nas paredes das artérias determinando um processo conhecido com arteriosclerose. Se esse depósito ocorrer nas artérias coronárias pode ocorrer angina (dor no peito) e infarto do miocárdio, se ocorrer nas artérias cerebrais pode provocar acidente vascular cerebral (derrame). Portanto o colesterol alto é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Alguns cuidados na alimentação trazem benefícios à saúde, por isso fique atento às dicas abaixo e mantenha sua taxa de colesterol sempre controlada.
1. Sempre que possível escolha pratos assados, grelhados ou cozidos, cortando frituras e empanados.
2. Use e abuse de temperos como alho, salsa, cebolinha, louro, alecrim e manjericão para realçar o sabor da comida.
3. Você pode temperar uma salada de maneira saudável: é só misturar um copo de iogurte desnatado, uma colher de chá de azeite virgem, uma colher de sopa de tempero pronto e adicionar à salada.
4. Se você gosta de torradas dê preferência àquelas feitas com pão de linhaça ou aveia.
5. Utilizar requeijão light no lugar do creme de leite é uma boa pedida.
6. Evite as carnes vermelhas e gordurosas, o frango é ótimo desde que se tire a pele e o peixe é a opção mais saudável.
7. Sua dieta diária deve conter sempre muitas frutas, legumes, grãos, aveia e verduras.
Não se esqueça de incluir os exercícios físicos ou as caminhadas em seu cotidiano. É o melhor remédio para prevenir doenças.
13 agosto, 2009
12 agosto, 2009
11 agosto, 2009
09 agosto, 2009
04 agosto, 2009
02 agosto, 2009
Estamos em pleno inverno. Os dias na sua maioria são chuvosos, frios, cinzas, esquisitos e até meio down. Sabe aqueles dias que mais parecem dia de finados? Esses dias são bons para se tomar um bom vinho, uma boa leitura, um bom papo entre amigos...
Hoje é um dia assim e eu fiquei aqui no meu canto, escutando música, lendo meus livros e de repente me deu uma saudade imensa de uns amigos que ficaram perdidos no tempo e no espaço, mas que continuam vivos no meu coração e na minha lembrança! Amigos de falar bobeiras que dividiram comigo as emoções da juventude, dos bailes, das festas, das serenatas, das lágrimas, dos segredos, amigos que eu dizia sempre que moravam no meu coração e que não importasse quanto tempo passasse eu nunca iria esquecê-los!
Então, fica aqui para todos eles, amigos queridos, minha homenagem, minha saudade e minha confirmação de que nunca esquecerei vocês e não desistirei nunca da nossa amizade.
Quem sabe eu dou sorte e um dia desses eles passam por aqui e vem matar as saudades...
chuva que cai
terra que escuta
pedras que choram
céu de tristeza
cantiga molhada
saudade que dói
(Regina Fernandes)
Assinar:
Postagens (Atom)