29 junho, 2009
Dia de São Pedro
Uma das maiores festas religiosas de Niterói é em homenagem a São Pedro. Ela acontece no bairro de Jurujuba – que significa, em Tupi, aju(r)-juba “papagaios amarelos”.
Este bairro é predominantemente ocupado pelos pescadores, um dos mais tradicionais do estado, e que organiza anualmente a procissão marítima em louvor a seu padroeiro, São Pedro, no dia 29 de junho.
Esse ano a comemoração terá missa, procissão marítima, louvores e festa junina com casamento na roça, shows e barracas com pratos típicos e diversões.
No Dia de São Pedro, a programação religiosa começa às 5h com salva tiros, missa campal, celebrada pelo arcebispo de Niterói e procissão terrestre com os fiéis carregando a imagem do santo até o ancoradouro, de onde partirá a tradicional procissão marítima, com dezenas de barcos ornamentados, tendo à frente uma embarcação com a imagem de São Pedro.
Pedro, cujo nome era Simão, era natural de Betsaida, povoação na Galiléia, às margens do lago de Genesaré, também conhecido como mar de Tiberíades. Era filho de Jonas e pescador de profissão. Tinha juntamente com seu irmão André e com Tiago e João, uma pequena frota de barcos pesqueiros.
Simão era de temperamento autoritário e impulsivo, mas era também franco, bondoso e extremamente generoso. E Jesus, que era um exímio "conhecedor" de homens, após olhar longamente para ele diz: "a partir de hoje você vai se chamar Pedro". Mudar o nome para outro mais significativo era freqüentemente mudar de orientação e de modo de viver. E foi assim que Simão, o pescador da Galiléia, deixou para trás toda uma história de vida e iniciou outra vida e uma nova história: agora não mais como Simão, mas como Pedro, o pescador de homens.
28 junho, 2009
Brasil Campeão da Copa das Confederações!
27 junho, 2009
Mario Quintana
"...Não é que esteja bancando o modesto. Eu já disse uma vez que a modéstia é a vaidade escondida atrás da porta... Eu não sou modesto, sou isento de tudo. Se alguém me julga "genial", eu penso: está exagerando. Se alguém não me aceita, me escracha, eu acho que é burro. Fico sereno comigo. Isso me faz lembrar os versos de Cecília Meireles, que para mim é a maior poeta brasileira desta metade do século:
Eu canto porque o momento existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
Sou poeta
Fonte: RICCIARDI, Giovanni. Auto-retratos. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
25 junho, 2009
24 junho, 2009
São João Batista – Padroeiro da cidade de Niterói
Eu adoro esta época do ano. Estamos em meio à temporada de festas juninas e Niterói homenageia São João Batista, seu santo padroeiro, hoje dia 24 de junho, com feriado, muita alegria, dança da quadrilha, sanfoneiro, forró, quentão, novenas e missas por todos os cantos da cidade.
Homenageado em junho, mês de noites frias e estreladas, São João é lembrado com festas inspiradas nos hábitos e costumes das comunidades do interior, sem faltar a culinária e os trajes típicos. Para agradar ao santo, a população se reúne em volta da fogueira para saborear batata doce, aipim e milho verde assados na brasa, canjica, pé-de-moleque, broa de milho e outros quitutes que nos remetem à tranqüilidade e à simplicidade da vida no campo.
Para os católicos, a fogueira, considerada o maior símbolo das comemorações juninas, tem origem em um trato feito pelas primas Isabel e Maria. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista, e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel acendeu uma fogueira sobre o monte.
São João também é conhecido como protetor dos casados e enfermos, principalmente no que se refere a dores de cabeça e de garganta.
Outros símbolos que nos remetem ao nascimento de São João são o carneirinho e o mastro que ele carrega, a capelinha, a palha e galhos de manjericão.
Chegou a hora da fogueira!
É noite de São João
O céu fica todo iluminado
Fica o céu todo estrelado
Pintadinho de balão
Pensando no caboclo a noite inteira
Também fica uma fogueira
Dentro do meu coração.
Quando eu era pequenino
De pé no chão
Eu cortava papel fino
Pra fazer balão
E o balão ia subindo
Para o azul da imensidão...
21 junho, 2009
Chegou o Inverno!
Hoje é o primeiro dia do inverno.
A palavra “inverno” vem do latim: hibernu, tempus hibernus.
O solstício da nova estação ocorreu hoje às 2h45 deste domingo. Em astronomia, solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, isto é, quando a terra recebe a menor incidência do sol. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em junho e em dezembro. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no inverno significa que é o menor dia do ano e a duração da noite é a mais longa do ano.
Então vamos aproveitar o frio e tirar as roupas que estavam escondidas nos armários (aproveite para doar aquelas que não servem mais em você). Use a abuse das botas, echarpes, lenços e das pérolas que estão sempre na moda de inverno. Redescubra aquela receita da vovó e faça sopas e caldos bem quentes. Reuna seus amigos para um fondue e não se esqueça dos vinhos tintos ou brancos que fazem a delícias das noites frias. Aquele chocolate quente também é um ótimo “aquecedor” nessa época. Se você tem medo de engordar com as guloseimas lembre-se: para ser feliz é proibido proibir. Você pode comer de tudo, desde que tenha limites.
Aproveite!
20 junho, 2009
19 junho, 2009
Jornalismo X Diploma
O Supremo Tribunal Federal decidiu na quarta-feira (17/06) que para se atuar como jornalista não é obrigatório ter curso superior em Jornalismo. A decisão não acaba com o diploma só com a exigência dele. Portanto, as empresas de comunicação é que vão decidir se o dispensam ou não na hora de contratar.
Tenho acompanhado as discussões sobre essa decisão e, sem dúvida alguma, esse é um assunto muito polêmico. Não sou jornalista, mas sou a favor da obrigatoriedade do diploma apesar de saber e valorizar a liberdade de informação prevista constitucionalmente. Com certeza um certificado não é certidão de competência, mas acho deplorável que no Brasil a falta de qualificação seja garantida pela justiça. O conhecimento teórico e as técnicas são necessárias para a formação profissional e isso, para mim, se aprende através da formação acadêmica. A prática vem aperfeiçoar o conhecimento.
18 junho, 2009
Carioca
Estão provocando muita polêmica as 16 faixas espalhadas pelo bairro de Ipanema (Rio), pela ONG - Projeto de Segurança de Ipanema, para convencer moradores e frequentadores a não darem esmolas nem comprarem mercadorias de camelôs. O apelo, que depende de convencer cada pessoa que circula pelo bairro, não está tendo apoio incondicional, pois a maioria das pessoas acredita na necessidade de haver espaço para os camelôs que forem licenciados pela prefeitura. No entanto são mais rigorosas em suas opiniões no que se refere às esmolas.
O que ficou constatado é que apesar de não encontrarem solução para os problemas da comunidade a insatisfação com a desordem urbana que empobrece o bairro é geral.
Tomara
Que você volte depressa
Que você não se despeça
Nunca mais do meu carinho
E chore, se arrependa
E pense muito
Que é melhor se sofrer junto
Que viver feliz sozinho
Tomara
Que a tristeza te convença
Que a saudade não compensa
E que a ausência não dá paz
E o verdadeiro amor de quem se ama
Tece a mesma antiga trama
Que não se desfaz
E a coisa mais divina
Que há no mundo
É viver cada segundo
Como nunca mais
(Vinicius de Morais)
17 junho, 2009
16 junho, 2009
Não te aflijas com a pétala que voa:
também é ser, deixar de ser assim.
Rosas verá, só de cinzas franzidas,
mortas, intactas pelo teu jardim.
Eu deixo aroma até nos meus espinhos
ao longe, o vento vai falando de mim.
E por perder-me é que vão me lembrando,
por desfolhar-me é que não tenho fim.
(Cecília Meireles)
15 junho, 2009
14 junho, 2009
Neste fim de semana fui assistir à peça "Um Estranho Casal" no teatro Leblon, sala Fernanda Montenegro. É uma comédia do dramaturgo americano Neil Simon (3 temporadas na Broadway e 922 montagens internacionais). A montagem brasileira tem tradução de Gilberto Braga, direção de Celso Nunes e é protagonizada por Carmo Dalla Vechia e Edson Fieschi, além de outros 4 atores.
O texto tem de um enredo simples, com ótimos diálogos e excelentes observações do comportamento humano. O espetáculo conta a história de dois amigos com personalidades diferentes que decidem morar juntos após o fracasso de seus casamentos. As extremas diferenças em suas personalidades os levam a enfrentar vários conflitos que motivam muitas risadas no público.
Quem quiser conferir, aqui no Rio fica em cartaz até agosto.
13 junho, 2009
Dia de Santo Antonio
Para quem quer arranjar um marido, namorado ou namorido... A hora é essa! Todo mundo quer um “cobertor de orelha” e como bem disse Vinícius de Moraes, “não há amor sozinho, é juntinho que ele fica bem”.
Então aí vai uma dica que aprendi quando era menina: pegue uma imagem de Santo Antonio e vire de cabeça para baixo, ou coloque num copo com água, ou ainda retire o menino Jesus do colo dele... rsrsrsrs... coitadinho do santo! Isso está mais pra chantagem do que simpatia. Mas enfim, dizem que os fins justificam os meios (há controvérsias)!!!!!
Mas muita calma nessa hora! Desesperar jamais! Aqueça seu coração, faça suas preces e corra atrás da felicidade.
Santo Antonio de Lisboa
tens fama de casamenteiro.
se casamento fosse coisa boa
ficarias tu solteiro?
12 junho, 2009
Dia dos Namorados
Por céus e mares eu andei
vi um poeta e vi um rei
na esperança de saber o que é o amor
ninguém sabia me dizer
e eu já queria até morrer
quando um velhinho com uma flor assim falou:
O amor é o carinho
é o espinho que não se vê em cada flor
é a vida quando
chega sangrando
aberta em pétalas de amor.
(Vinicius de Morais)
11 junho, 2009
Terminou o Fashion Rio depois de uma maratona de 20 desfiles no Píer Mauá, onde as grifes apresentaram as tendências para o verão 2010, com roupas alegres e coloridas bem do jeitinho carioca.
Ombros rasgados, cores fluorescentes, muito azul, fúcsia e amarelo, pregas, vestidos muito curtos, calças e shorts com cintura alta e saias tubinho deram a nota em peças feitas em tecidos brilhantes como viscose ou o náilon e reforçadas com acessórios metálicos e luminosos.
Agora é esperar o frio ir embora e usar o que está na moda e que fica bem para o seu estilo.
A comemoração de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de Agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira a seguir à Festa da “Santíssima Trindade” que por sua vez acontece no domingo depois de Pentecostes.
A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264, mas o decreto de Urbano IV teve pouca repercussão porque o Papa morreu em seguida. Porém ela se propagou por algumas igrejas, como aconteceu na diocese de Colônia na Alemanha, onde o Corpus Christi é celebrado desde antes de 1270.
Surgiu pois na Alemanha, pela primeira vez, esta tradição religiosa do mundo cristão que se difundiu depois em França, Itália e chegou a Roma onde é encontrada desde 1350. Em Portugal, parece que remonta ao século XVIII, tendo-se instituído no país como tantas outras crenças e tradições religiosas que a Religião dominante (do Vaticano) cultiva no Mundo Ocidental.
09 junho, 2009
08 junho, 2009
O açúcar nosso de cada dia...
Navegando pela internet encontrei o site americano http://www.sugarstacks.com/blog/ -Sugar Delirium – que nos mostra a quantidade de açúcar escondida em alguns dos alimentos mais consumidos pelos americanos. Fiquei impressionada com a quantidade de açúcar existente na nossa alimentação diária, então selecionei alguns exemplos que deixo abaixo e convido vocês a visitarem o site original.
07 junho, 2009
Fotografia e Memória
O Solar do Jambeiro era uma chácara, construída em 1872, na cidade de Niterói, pelo rico comerciante português Bento Joaquim Alves Pereira, onde fixou residência por algum tempo.
O Palacete Barthtoldy ou Solar do Jambeiro, situado no bairro do Ingá, é um exemplo significativo do melhor que havia na arquitetura residencial urbana na segunda metade do século XIX. É um sobrado com dois andares e varandas, todo revestido externamente de azulejos portugueses e telhas de beiral. Seu amplo terreno é todo ajardinado e arborizado.
Visando sua preservação e recuperação o Solar foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1974 e desapropriado pela Prefeitura Municipal de Niterói em 1997.
O Solar do Jambeiro, abandonado por décadas (de 1980 a 1990), foi inteiramente restaurado por uma equipe multidisciplinar, formada por técnicos especializados nas diferentes áreas e é hoje um importante espaço cultural da cidade.
06 junho, 2009
O Viradão Carioca é o maior evento da diversidade cultural que o Rio de Janeiro já assistiu. Com o trabalho da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura começou desde ontem, sexta-feira (05/06), uma intensa programação cultural (48 horas) com mais de 300 atrações espalhadas por diferentes pontos da cidade (a maioria gratuita).
Hoje, sábado, a maratona começou às 10h com oficinas e apresentações de teatro e dança, com destaque para o Conjunto de metais da Orquestra Petrobrás Sinfônica. Haverá ainda as apresentações de Teresa Cristina na Quadra da Portela, o show de artistas como Rosana, Biafra e Dalton no Planetário da Gávea, entre muitas outras atrações em diversos locais do Rio.
O evento termina no domingo (07/06) onde um dos destaques é a Roda de Choro no Planetário da Gávea e também as apresentações de Gabriel o Pensador, Dudu Nobre, Milton Nascimento, Alceu Valença, Martinho da Vila e Lulu Santos que encerra a programação na Praça XV.
03 junho, 2009
De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.
De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.
De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.
Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.
(Vinícius de Moraes)
Assinar:
Postagens (Atom)