05 janeiro, 2009

Família Fernandes


Sobrenome de origem portuguesa, considerado como sendo o patronímico do nome próprio Fernando, assim, alguém denominado de Fernandes era filho do Sr. Fernando.

O nome Fernandes significa pessoa de boa família, honrado e é originado das colinas de Portugal.

Portugal e Espanha são intimamente ligados através de uma série de eventos históricos. Os dois países, considerados um só até a Idade Média, ficaram sob o domínio periódico dos Romanos e os Mouros. As línguas possuem muitas semelhanças de uma para outra, e os sobrenomes portugueses têm em comum traços dos sobrenomes espanhóis, particularmente influenciados por Árabes e Visigodos.

O nome Fernandes demonstra a influência que a Espanha freqüentemente teve na cultura portuguesa como os sobrenomes compostos pelas palavras espanholas FARD e NAND significando viagem e ousadia, respectivamente. Combinadas estas duas palavras talvez tenham sido usadas como um sobrenome "apelido", já que um sobrenome descreve uma característica dos originais portadores.

O nome Fernandes e suas variantes foi um dos sobrenomes mais populares em Portugal e na Espanha no período Medieval e permaneceu neste meio, muito comum ainda hoje na Península Ibérica.


Nenhum comentário: